Quarta-feira, Agosto 10Notícias que importam

Morreu hoje o Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheik Khalifa Bin Zayed

Um dos monarcas mais ricos do mundo, o presidente Sheikh Khalifa bin Zayed al-Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos, morreu aos 73 anos.

Sheikh Khalifa

Sheikh Khalifa era presidente dos Emirados Árabes Unidos desde 2004, mas seu papel era em grande parte cerimonial desde que sofreu um derrame em 2014.

Seu meio-irmão, Mohamed bin Zayed al-Nahyan, está agora encarregado dos assuntos de Estado.

Acredita-se que a família al-Nahyan tenha uma fortuna de US$ 150 bilhões (£ 123 bilhões).

Além de ser presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Khalifa também foi o governante de Abu Dhabi, a capital rica em petróleo dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos.

A notícia de sua morte foi anunciada pela agência oficial de notícias WAM.

O ministério de Assuntos Presidenciais decretou luto de 40 dias com bandeiras a meio mastro a partir de sexta-feira, e trabalhos suspensos no setor público e privado nos primeiros três dias.

Sheikh Khalifa assumiu como segundo presidente dos Emirados Árabes Unidos em novembro de 2004, sucedendo seu pai como o 16º governante de Abu Dhabi.

Na primeira década de seu governo, ele presidiu uma grande reestruturação do governo federal e de Abu Dhabi.

Mas depois do derrame, ele raramente era visto em público, embora continuasse a emitir decisões.

O presidente dos EUA, Joe Biden, prestou homenagem ao Sheikh Khalifa, dizendo que ele “era um verdadeiro parceiro e amigo dos Estados Unidos”.

“Honraremos sua memória continuando a fortalecer os laços de longa data entre os governos e o povo dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes Unidos”, disse Biden.

DUBAI: REVELADO – Eles Esconderam Essa VERDADE Por Muito Tempo

De acordo com a constituição dos Emirados Árabes Unidos, o vice-presidente Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum, governante de Dubai, atuará como presidente interino.

O conselho federal, que reúne os governantes dos sete emirados, deve se reunir em 30 dias para eleger um novo presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.