REVELADO: O País onde Moçambique e Angola compram suas Armas

Muitos milhões investidos

Apesar de inesquecível o drama vivido numa das províncias de Moçambique, Cabo Delgado, investigações sobre como são adquiridas muitos instrumentos de guerra, não param.

Hoje, felizmente, ou infelizmente a página do Voa português, revelou que Moçambique e Angola compram armas sul-africanas.

Um dos diversos tipos de veículos blindados fabricados na África do Sul

 

Moçambique recebeu da África do Sul dois veículos blindados de transporte de tropas e um “helicóptero de ataque” indicaum relatório entregue ao parlamento sul-africano que revela também a venda de armas não especificadas a Angola

O relatório entregue ao comité parlamentar de controlo de armas convencionais nacionais, não menciona que tipo de carros blindados foram entregues ao governo moçambicano.

A África do Sul fabrica diversos (categorias) de veículos blindados que são exportados através do mundo.

Segundo o relatório os veículos foram avaliados em sete milhões de Rands, cerca de 475.000 dólares americanos.

No final do ano passado Moçambique adquiriu vários veículos blindados a uma companhia sul-africana.

Em Dezembro foi noticiado que Moçambique tinha adquirido cinco veículos Marauder fabricados pela companhia Paramount Group.

Já em Março deste ano fora noticiado, por outro lado, que a mesma companhia forneceu dois helicópteros Gazelle à força aérea moçambicana para o combate aos rebeldes islâmicos na província de Cabo Delgado.

Na altura a publicação DefenceWeb disse que os dois helicópteros eram parte de “um número maior” fornecido pela Paramount ao Governo moçambicano.

No que diz respeito a Angola o documento diz que foram fornecidas 224 “armas ligeiras” sul-africanas, mas não são dados pormenores sobre as mesmas.

As armas foram avaliadas no relatório em 3,6 milhões de randes, ou seja, pouco mais de 244 mil dólares.

Você pode Gostar deste vídeo

Facebook Comments

Tags:

Deixe um comentário aqui