Tudo sobre Mariano Nhongo que você precisa saber AGORA

MORREU MARIANO NHONGO – Verdades por conferir antes que seja tarde

Após várias tentativas frustradas, é finalmente abatido o líder da autoproclamada Junta Militar da Renamo, Mariano Nhongo.

Por: Arone Muchave

“Ficou para história o líder que fez Moçambique pensar com calcanhar, pela sua postura”

O líder da autoproclamada Junta Militar da Renamo, Mariano Nhongo, ou simplesmente Nhongo, foi abatido, hoje(11), pelas FDS (Forças de Defesa e Segurança).

Importa referir que, ainda em vida liderava um grupo de antigos guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), também suspeita-se que ele tenha matado mais de 29 pessoas, desde 2019, pelo que, passou a ser procurado em tudo quanto é canto, porém, este sempre teimou.

Segundo Nhongo, fazia aquilo como forma de contestar o acordo de paz assinado naquele mesmo ano e as condições que lhes foram oferecidas para o desarmamento.

Mas como foi encontrado este homem?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continuação

A descoberta do esconderijo no centro do país, na localidade de Mazanga, em Inhaminga (distrito de Cheringoma, província de Sofala) foi feita na sequência de “operações de perseguição iniciadas no dia 28 de Setembro, dirigidas pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS)”, disse na semana finda, o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Anelton Zandamela, na cidade da Beira.

Segundo contam (fonte), muito antes de morrer, Nhongo e alguns dos seus homens fugiram, quando sentiram a aproximação das FDS, deixando para trás quase tudo, falo de roupas, algumas roubadas, comida, e medicamentos, menos dinheiro e armas.

Mas, porquê Mariano Nhongo era teimoso?

Mariano Nhongo, não estava a par com a liderança do actual presidente do partido de oposição, Ossufo Momade, e as condições para a desmobilização dos guerrilheiros decorrentes do acordo de paz assinado em 2019.

Contundo, Nhongo e o seu grupo, teriam enviado uma carta com reivindicações para o Governo moçambicano em 2019 e tecendo pela resposta, que julgo que não chegou até que o abatessem.

De recordar que o actual presidente da República, Filipe Nysui, teria feito um apelo ao Nhongo, isto nas celebrações do dia da paz em Moçambique.

“Outro apelo [faço] ao Nhongo: que não fique também à espera para que algo de estranho lhe aconteça. Isso seria a maior desgraça para nós”.

“Tem de ser entregar. Faz o DDR e organiza a sua vida”, disse Nyusi.

Enfim, mesmo depois deste apelo, Nhongo não quis se entregar e As Forças de Defesa e Segurança o abateram, confirmou o Comandante-Geral da PRM, Bernardino Rafael.

Mariano Nhongo morreu desta vez, Paz a sua alma.

Umas das palavras que Mariano Nhongo falou

Você pode gostar deste vídeo

Leia também:

Facebook Comments

Tags:

Deixe um comentário aqui