VOZES DE MENINAS IMPORTAM

Realizou-se nos dias 07 e 08 de Maio( ás 15h em Moçambique) a segunda edição do Girls Voices Matter Afric, onde a palavra de ordem é EMPODERAMENTO GLOBAL DE MENINAS 2021

GIRLS VOICES MATTER AFRIC resume-se em uma reunião via ´Zoom´ onde estão presentes mulheres especialistas comuns em seus campos e profissões, com intuito de trazer esperança para mulheres e meninas de todo mundo. Nesta plataforma toda e qualquer mulher, onde quer que ela esteja pode participar, deixando ficar as suas preocupações e trazer possíveis soluções para os problemas colocados na mesa de debate, a mesma é feita em língua inglesa, mas, com intuito de se estender para outros idiomas para que meninas que estejam em situações não cômodas possam intervir, até quem sabe outros módulos de realização dos movimentos da Girls Voices Matter Afric.

Nesta edição a pergunta de destaque foi: PARA QUE SERVE O EMPODERAMENTO FEMININO?

Desde a criação dos primeiros seres humanos sempre se teve a concepção de que o sexo feminino é o mais frágil, e por isso sempre estiveram propensas á violações de seus direitos O empoderamento feminino contribui para que as mulheres tenham o direito de participar ativamente dos mais diversos tipos de debates, tomando decisões que influenciarão no futuro de sua região, país, ou sociedade como um todo.

Estamos acostumados a ler fatos sobre mulheres da história que lutaram bravamente em revoluções(Josina Machel), sem se esquecendo das mulheres que tiveram suas lutas não com espadas ou armas de fogo, mas, com uma simples pena de escrever(Paulina Chiziane). Mulheres que ocupam cargos de Chefia/líder(Rainha Elizabeth II) também possuem um papel fundamental na história.

Para sociedades onde as meninas são vistas como frágeis a Girls Voices Matter Afric pode ser de grande valia para quebrar com essas convicções existentes  de que mulheres devem ser silenciosas e obedientes.

Na reunião do dia 08 participaram ativamente meninas de Uganda, Nigéria, Namíbia, África do Sul, e Moçambique, onde relatos de abusos sexuais tiveram maior impacto, e o semblante de preocupação esteve em todos os rostos, demonstrando assim que não é simplesmente na África nem Moçambique, mas, em todo mundo

Thabisile Mkhosana da África do Sul disse:

´As meninas merecem viver, muitas meninas morrem diariamente e isso não está certo. Precisamos saber que estamos seguros quando fazemos caminhadas ou em algum lugar. As meninas perdem muito aqui na África do Sul. Não queremos ter medo o tempo todo de que talvez alguém possa simplesmente vir e nos pegar, simplesmente não é certo. Queremos estar seguros o tempo todo, não apenas às vezes

Tem que parar!´

 

Participar de eventos como o da Girls Voices Matter Afric, pode ser a chave para travar vários problemas que meninas enfrentam, não bastando simplesmente participar é crucial partilhar mensagens e implementar para que o pensamento de toda sociedade possa se consciencializar que mulheres também podem fazer o que os homens e até além do que eles fazem.

Principalmente partilhar para mulheres que vivem em zonas recônditas, por serem maior alvo de uniões prematuras e escravidão.

Nós somos capazes

A nossa voz é importante.

 

Facebook Comments

Tags:

Deixe um comentário aqui